A EADS (European Aeronautic Defense and Space company) é líder mundial em serviços aeroespaciais, de defesa e serviços relacionados. A empresa tem usado os produtos de medição em 3D portáteis da Creaform há vários anos.
Mais especificamente, a EADS usa o HandySCAN 3D e o scanner CMM óptico 3D MetraSCAN 3D para digitalizar ferramental e peças compostas (carbono/epóxi) e para fazer comparações de peças/CAD. Para as necessidades de sondagem, a EADS usa o CMM óptico HandyPROBE. Além de usar o VXelements, o software de aquisição de dados por trás de todos os sistemas Creaform, a EADS usa também o módulo VXtrack para medições dinâmicas, bem como o VXlocate, um módulo de software desenvolvido por meio de uma parceria entre a Creaform e a EADS.
Exemplo de aplicação do HandySCAN 3D
Como parte de um estudo sobre uma possível distorção geométrica em partes compostas por fibra de carbono e com a ajuda de um dispositivo HandySCAN 3D, a EADS digitalizou um equipamento ferramental de 1.000 mm x 800 mm, bem como peças de 650 x 300 mm, para avaliar a deformação pós-fabricação.
Peças no ferramental
Primeiro, a EADS digitalizou o ferramental a fim de verificar sua conformidade com o plano CAD.
Digitalizando o ferramental com o HandySCAN 3D
Em seguida, duas peças fabricadas com esse ferramental foram digitalizadas e os arquivos de digitalização foram comparados.
Digitalizando as peças e os resultados
Resultados: disparidade no ferramental/peças
A etapa consistia em usar ferramentas de simulação muito poderosas para estimar a distorção das peças antes da fabricação a fim de comparar os arquivos de digitalização das peças de fabricação.
Simulação
Os resultados que a EADS obteve tornou possível validar o software de simulação, que foi desenvolvido para otimizar o âmbito de fabricação, identificando processos e parâmetros adequados.
Este projeto foi concluído com um sistema de digitalização de projeção de borda, uma vez que o sistema que a EADS possui não pôde ser usado em superfícies grandes, e o processo é muito mais complexo quando se trata de medir as duas faces de peças compostas. Além disso, um CCM poderia ter sido usado, mas essa possibilidade veio com duas desvantagens: medições isoladas, que por sua vez levam a um tempo de aquisição muito maior.
“O sistema Creaform nos permitiu digitalizar rapidamente o ferramental metálico e as peças compostas por fibra de carbono. Muitos outros sistemas que estão disponíveis no mercado não funcionam muito bem nessas peças compostas, cujo aspecto é muito escuro e, às vezes, muito brilhante. Como o equipamento é muito portátil, é possível gravar as medições no próprio local de fabricação”, explicou Srta. Catherine Bosquet, do departamento EADS Structure Health Engineering (NDT & SHM).
“Antes dos sistemas Creaform, nós usávamos a projeção de borda, uma vez que nós compramos um sistema HOLO3 há mais de 15 anos. Nós também testamos os outros sistemas disponíveis (Konica Minolta, Metris, Steinbichler, Aicon, Kreon Technologies, Ettemeyer, GOM), mas as soluções de medição 3D da Creaform nos convenceram devido à sua rápida configuração e aquisição, facilidade de uso, ao desempenho de medição para muitos tipos de estados de superfície, bem como por sua portabilidade. Devemos mencionar que os especialistas da Creaform estão sempre altamente disponíveis e dispostos a responder.”
Sobre a EADS
O grupo EADS foi criado em 2000 após a fusão de três empresas aeronáuticas europeias: a CASA (Espanha), a DASA (Alemanha) e a Aérospatiale-Matra (França). A empresa tem quatro divisões: Airbus, Eurocopter, Astrium, Cassidian.
EADS France – Innovation Works Department – Technocampus EMC2 – Nantes – France
www.eads.com – http://www.eads.com/eads/int/en/our-innovation/innovation-works.html