Empresa consolidada Atlas Weyhausen escolhe Creaform

Empresa consolidada Atlas Weyhausen escolhe Creaform

Amostragem inicial de componentes e verificação de partes de série com o Handyscan 3D

Além de ser inovadora no desenvolvimento e na construção de suas carregadeiras de rodas, a empresa consolidada Atlas Weyhausen GmbH também é inovadora em seu controle de qualidade: desde seu início em 2011, a empresa tem usado o scanner tridimensional Handyscan 3D da Creaform com o software Geomagic para medir componentes e equipamentos, mas também para feedback de dados de peças de protótipos.

A Atlas Weyhausen tem produzido carregadeiras de rodas para o setor de construção, trabalhos de jardinagem e paisagismo, agricultura, manuseio de materiais e reciclagem por mais de 40 anos, com ênfase em qualidade e inovação. Isso significa que o departamento de Controle de qualidade tem um papel fundamental na empresa de médio porte.

O antigo e o novo sistema de medição

Apesar de sistemas de medição tradicionais, como hastes de medição de coordenadas, terem sido usados no controle de qualidade no passado, em 2011, foi tomada a decisão de acompanhar as mudanças, e iniciou-se a pesquisa para um sistema de medição mais inovador e flexível. A haste de medição só podia registrar pontos de medição individuais, não superfícies completas. A haste não era adequada para uso em ambientes de trabalho mutáveis, pois precisava ser constantemente recalibrada e instalada em ambientes de trabalho estáveis; vibrações ou instabilidades no ambiente de trabalho produziam resultados de medição imprecisos. Nem mesmo a possível adição de um anexo de medição para a haste de medição convenceu.

Long-established Company Atlas Weyhausen Chooses CreaformDurante a pesquisa para um sistema novo, mais flexível, a Creaform foi uma das empresas convidadas a apresentar seu sistema de medição 3D portátil. O Scanner Handyscan 3D impressionou logo no início.

O Scanner Handyscan 3D de posicionamento automático gera dados 3D em alta resolução, precisos e reproduzíveis. A tecnologia integrada TRUaccuracy possibilita a referência dinâmica, de modo que a peça a ser medida pode ser movida durante o processo de digitalização 3D. Não há configuração rígida, como era o caso das hastes de medição. O Sr. Ralf Vosteen, funcionário do Controle de Qualidade, explica: “O maior benefício do scanner é muito claro: é fácil alinhar superfícies com formas livres, junto com os dados 3D. Outro benefício é o feedback de dados em nosso sistema CAD.”

Agora, a Atlas Weyhausen está usando o Handyscan 3D com o software Geomagic Quality e Studio para a amostragem inicial de novos componentes e para a verificação de peças de série específicas. No entanto, a empresa está encontrando cada vez mais situações em que vários componentes instalados precisam ser inspecionados em seu local de instalação, ou em que alguns equipamentos precisam ser registrados em outro país, no local do próprio fornecedor. O scanner também é usado para dados de feedback para peças de protótipos fabricadas internamente para produção de protótipos.

Digitalização e engenharia reversa de um shell de exibição

Um projeto no qual o Handyscan 3D com o software Geomagic foi usado foi a produção em série do shell de exibição para carregadeiras de rodas.

Os benefícios do prático scanner 3D foram claros aqui: as primeiras peças do protótipo foram digitalizadas para medição, alinhadas no modelo 3D no software Geomagic Qualify, e foi feita uma comparação de cores para identificar desvios.

Long-established Company Atlas Weyhausen Chooses CreaformLong-established Company Atlas Weyhausen Chooses CreaformLong-established Company Atlas Weyhausen Chooses Creaform

Uma seção foi colocada na digitalização para verificar dimensões individuais.

Long-established Company Atlas Weyhausen Chooses Creaform

Isso permite que todas as dimensões relevantes sejam verificadas para que a ferramenta possa então ser liberada para produção.

Long-established Company Atlas Weyhausen Chooses Creaform

Diversos recursos também são verificados na digitalização.

O projeto também poderia ser realizado sem o scanner 3D da Creaform, mas isso exigiria grande esforço, pois só seria possível registrar pontos de medição individuais com a haste de medição antiga, e não seria possível digitalizar o shell de exibição completo.

O uso do Handyscan faz com que a Atlas Weyhausen economize tempo e dinheiro, pois o prático Handyscan 3D é fácil de usar em qualquer local e pode digitalizar até mesmo itens complexos em muito pouco tempo. Isso também significa que o equipamento de produção e as peças fabricadas com esse equipamento podem ser verificados nas instalações no local do fornecedor, e os resultados podem ser avaliados imediatamente. Nem mesmo viagens de avião são obstáculos aqui, pois o dispositivo pode ser carregado em bagagem de mão.

Ter arquivos digitais para um componente é um benefício a mais para a empresa. Quando uma digitalização completa é criada durante a amostragem inicial, por exemplo, medições podem ser feitas depois a qualquer momento, pois a amostra inicial existe digitalmente. Isso já foi útil para a Atlas Weyhausen diversas vezes. Por exemplo, a construção em aço de uma nova cabine para motorista e várias seções de revestimento foram digitalizadas, e os arquivos CAD criados agora estão disponíveis a qualquer momento para comparações.

Charles Vosteen, funcionário do Controle de Qualidade na Atlas Weyhausen, está entusiasmado: “O manuseio do scanner é coisa de criança: não é necessário prender o componente para teste, e você só precisa definir alguns pontos de posicionamento na peça a serem medidos, para que o scanner a laser se alinhe com a superfície a ser digitalizada. Em seguida, pode começar a digitalização. É importante o fato de a Creaform não fazer apenas promessas; ela também as cumpre, e tenho somente bons relatórios a partir dessa perspectiva. Quando surgem problemas, é sempre possível entrar em contato por telefone com um funcionário, que pode orientá-lo ou colocá-lo em contato com outra pessoa. Também é louvável o fato de a Creaform frequentemente oferecer oficinas nas quais é possível fazer contato com outros usuários também.”

Sobre a Atlas Weyhausen

A empresa consolidada Atlas Weyhausen GmbH tem produzido carregadeiras de rodas compactas para uma variedade de usos por mais de 40 anos. As impressionantes carregadeiras de rodas ATLAS são usadas no mundo todo: no setor de construção, trabalhos de jardinagem e paisagismo, agricultura, manuseio de materiais e reciclagem. www.radlader.com

Compartilhar