Agosto 6, 2024
Navegando pela transição para a fabricação automatizada com a digitalização 3D Veja o artigoVocê alguma vez questiona a precisão e confiabilidade de seu processo de controle de qualidade? (CQ) Você já duvidou da qualidade de sua configuração de medição, especialmente se não for um especialista em digitalização 3D? Você já mediu peças grandes que exigiram a movimentação do equipamento para expandir o volume de medição e questionou se havia um erro cumulativo que poderia distorcer os resultados?
Sabendo que as decisões podem ser mal orientadas sem um processo de CQ confiável e levar a erros dispendiosos, é fundamental garantir que suas medições sejam as mais precisas possíveis. Se você não tem certeza sobre seu processo atual de CQ, este blog pode oferecer soluções inovadoras.
Processo de CQ não confiável
A dúvida pode prejudicar a tomada de decisões que afetarão diretamente a qualidade do produto. Aceitação de peças que não atendem aos requisitos, enquanto peças que estão em conformidade com os padrões são rejeitadas, são erros caros que, em última análise, prejudicam a satisfação do cliente e a receita da empresa. Portanto, as empresas devem identificar o que causa decisões ruins e entender de onde vem essa dúvida sobre a precisão e a confiabilidade das medições.
Origem da dúvida, fontes de decisões ruins
Vários fatores podem influenciar a precisão e a confiabilidade da medição nos processos de CQ, levando a uma má tomada de decisão. Em termos simples, podem surgir erros nos processos de CQ devido a três fatores principais: o equipamento de medição, o usuário que realiza as medições e o ambiente ou os métodos de medição no ambiente, ou entre o equipamento e o usuário.
Equipamento de Medição
Os equipamentos certificados de acordo com as normas relevantes, como a ISO, foram exaustivamente testados e qualificados para atender a critérios específicos de desempenho. Isso garante sua capacidade de produzir medições precisas, repetíveis e confiáveis. Por outro lado, o equipamento que não passou por testes rigorosos e qualificação meticulosa pode ter um desempenho ruim ou funcionar de forma inadequada, independentemente de quem o utiliza. Optando por equipamentos de alta qualidade projetados por fabricantes renomados normalmente resultam em maior precisão, medições mais confiáveis e recursos de software que minimizam o erro do usuário, em comparação com alternativas de qualidade inferior.
Usuário
O erro humano é regularmente citado como a principal fonte de erro em vários processos, incluindo medição e controle de qualidade, apesar dos avanços na automação. Isso geralmente se deve à falta de conhecimento técnico, o que tem sido um desafio significativo nos últimos anos. Como resultado, os usuários sem o conhecimento técnico necessário podem não usar o equipamento corretamente, o que leva a erros de medição e afeta a qualidade dos dados. Esse mau uso pode ser causado pela falta de orientação sobre como operar o equipamento ou por não realizar a configuração correta, necessária para garantir medições precisas.
Ambiente e métodos de medição
O desempenho do equipamento também pode variar dependendo do ambiente e métodos de medição utilizados. Por exemplo, o controle de qualidade de peças grandes nem sempre pode ser realizado em um laboratório de metrologia. Muitas vezes, a inspeção deve ser realizada diretamente no ambiente de produção, onde as vibrações e as variações térmicas podem afetar os gabaritos de validação, resultando em medições imprecisas e não repetíveis. Além disso, ao lidar com peças grandes, muitas vezes são necessários deslocamentos e isso pode introduzir um erro adicional não especificado que contribui ainda mais para a imprecisão da medição.
Portanto, para rejeitar as peças ruins e manter apenas as boas, os especialistas em CQ e os metrologistas devem tomar todas as medidas necessárias para minimizar e, o que seria ideal, eliminar qualquer incerteza de todas as fontes. Essa é uma etapa essencial para maximizar a confiança geral no CQ e criar um ambiente ideal para tomar decisões confiantes e informadas.
Elimine erros em seu processo de CQ
A Creaform está introduzindo três novas melhorias no MetraSCAN BLACK+TM para ajudar a eliminar erros em seu processo de CQ. O novo teste de aceitação baseado na norma ISO 10360 proporciona maior confiança no equipamento de medição, garantindo resultados de medição precisos. Adicionando novas especificações e 360 alvos magnéticos fáceis de usar, melhorando a precisão de medição, especialmente para peças grandes que requerem deslocamentos. Por fim, as ferramentas de orientação mais recentes facilitam o uso eficiente e correto da ferramenta de medição por pessoas não especializadas.
1. Novos testes de aceitação Baseado no ISO 10360
O que é mais importante do que confiar na precisão das informações contidas na folha de especificações de um fabricante? A melhor maneira de gerar essa confiança é utilizar normas internacionais, como a ISO, que tem uma reputação impecável no setor e um histórico comprovado em processos de CQ. É por isso que o desempenho do MetraSCAN BLACK+ agora também é validado com base na norma ISO 10360, além de ser certificado de acordo com a norma alemã VDI/VDE 2634 parte 3.
Além disso, O teste de aceitação e a avaliação de desempenho da Creaform agora incluem duas novas especificações: o erro de forma em esfera e o erro de forma em superfície plana.
De forma concreta, isso indica que nossos escâneres 3D devem passar por um processo mais rigoroso e por mais testes de desempenho antes de serem enviados aos clientes, resultando em produtos de melhor qualidade sem exceções. Ao sermos totalmente transparentes sobre nossos testes de qualificação e certificados de aceitação, os clientes podem confiar no desempenho do produto e na precisão declarada da Creaform.
2. CQ em peças grandes simplificado com extensão de volume automática e 360 alvos magnéticos
Inspeção de peças grandes frequentemente requer a ampliação do alcance do dispositivo de medição. Um braço de medição pode ter limitações físicas que requer deslocamento para expandir seu volume. Mesmo com equipamentos com grande volume de medição, podem ocorrer problemas de linha de visão ao medir áreas ocultas (como a parte traseira de um carro), não deixando outra opção a não ser mover o dispositivo para ter um campo de visão mais direto.
Os deslocamentos apresentam duas desvantagens significativas nos processos de controle de qualidade. Quanto mais deslocamentos houver, maior será a deterioração da precisão volumétrica e maior será o tempo necessário para concluir o processo de CQ, especialmente com braços de medição que precisam ser reposicionados a cada etapa. O problema é que a maioria dos fabricantes de equipamentos de medição não especifica o impacto de deslocamentos em suas especificações, deixando os usuários em dúvida sobre a precisão da medição.
A Creaform apresenta mais atualizações para seu MetraSCAN BLACK+. O recurso de extensão de volume automática (AVE) foi aprimorado e agora inclui uma especificação (0,025 mm + 0,015 mm/m), indicando que uma peça de 5 metros pode ser medida com uma precisão de 0,100 mm. Além disso, novos alvos magnéticos 360 foram adicionados para melhorar o rastreamento. Esses aprimoramentos resolvem o problema do deslocamento, permitindo que os usuários movam o C-Track e realizem fotogrametria em tempo real com maior precisão e velocidade.
Extensão de volume automática (AVE)
O recurso AVE permite a extensão automática do volume de aquisição somente ao mover o C-Track sem necessidade de medições adicionais. Os algoritmos avançados de fotogrametria e dimensionamento integrados da Creaform garantem uma medição mais precisa, repetível e isenta de erros humanos medição de peças grandes.
360 alvos magnéticos
Com seu design engenhoso, os novos 360 alvos magnéticos são detectados automaticamente de qualquer ângulo pelo C-track, o que facilita o rastreamento e agiliza a configuração. Os usuários, sejam eles especialistas ou iniciantes, agora podem digitalizar peças grandes com eficiência e obter medições precisas e confiáveis.
Veja como o processo de controle de qualidade é simplificado para peças grandes com o recurso AVE e os novos 360 alvos magnéticos.
Novas ferramentas de assistência à configuração
O MetraSCAN BLACK+ agora vem equipado com ferramentas de assistência à configuração, projetadas para ajudar os usuários novos ou inexperientes a se familiarizarem rapidamente e a se sentirem confiantes com o uso do dispositivo, mesmo sem um amplo conhecimento prévio.
Utilizando feedback visual ao vivo, o software ajuda o usuário a posicionar os alvos no número e nos locais corretos.
O visor de volume de orientação simplifica o processo de configuração e permite que os usuários façam ajustes rápidos. As ferramentas de assistência também oferecem aos usuários diagnósticos avançados de configuração, os quais auxiliam na solução de problemas e validam suas configurações antes que você inicie uma nova aquisição. Usando uma tabela de desvio de alvo e vetores, eles podem determinar se houve algum desvio desde que os alvos foram posicionados. Isso permite que eles concluam se o gabarito foi impactado ou deformado termicamente.
Veja como as ferramentas de assistência à configuração ajudam os usuários a solucionar problemas de configuração.
Em suma, as ferramentas de assistência à configuração – com seu feedback em tempo real sobre os alvos de posicionamento e assistência avançada para solução de problemas – fornecem orientação para a preparação da configuração, facilitando o uso do equipamento de medição por pessoas não especialistas e a confiança em seu processo de CQ.
Tome as decisões certas com base em dados precisos, repetíveis e confiáveis
Com essas novas melhorias no MetraSCAN BLACK+, a Creaform toma um passo a frente para reduzir os erros que podem ocorrer no processo de CQ. Agora, o desempenho do equipamento de medição é validado com base na norma ISO 10360 para maior precisão. O usuário, seja ele especialista ou iniciante, é melhor orientado durante a execução da configuração. Métodos de medição que requerem deslocamentos agora estão mais bem documentados e são mais fáceis de executar. Os usuários também podem solucionar os problemas em suas configurações para garantir que as condições ambientais não tenham criado desvios.
Portanto, se todas as fontes de erro forem eliminadas da equação e você não duvidar mais do equipamento, do usuário ou do ambiente e dos métodos de medição, você então tomará a decisão certa com confiança, sabendo que da peça que deve ser retrabalhada ou rejeitada, somente pode resultar o padrão. É assim que você pode recuperar a confiança em seu processo de CQ.
Saiba mais sobre o Novo MetraSCAN BLACK+.